Psicologia | Relações Étnicos Raciais

Relações raciais

Compartilhe

Psicologia contra o racismo

Há alguns anos, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) incorporou o tema do enfrentamento ao racismo e, para tanto, vêm desenvolvendo várias ações no sentido de responder às demandas da categoria e da sociedade. Estratégias e desafios para atuação de psicólogas e psicólogos em relação ao preconceito e discriminação racial têm movido as ações do Conselho Federal de Psicologia (CFP) nessa temática.

Para avançar do tema, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) criou, em 2002, a resolução nº 18, que <em>estabelece normas de atuação para psicólogas e psicólogos em relação ao preconceito de discriminação racial</em>. Além disso, o CFP tem promovido ao longo da última década debates, seminários e artes gráficas para chamar atenção da categoria para a necessidade de maior envolvimento na temática.

Na última década, o movimento negro contou com outros avanços significativos no campo da educação e do governo. Um exemplo é o da lei nº 10.639/03, que fala sobre o ensino de História e Cultura da África e dos Afrobrasileiros em toda rede oficial de ensino.

No final de 2012, o CFP teve uma grande conquista: ganhou uma vaga, como suplente, no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR). Isto faz com que a categoria passe a refletir mais sobre a eliminação do racismo na sociedade que, por um lado, promove sofrimento psíquico e, por outro, faz parte do campo dos direitos humanos.

Além da representação no CNPIR, o CFP conta com assento na Comissão Nacional de Direitos Humanos e tem promovido diversas discussões sobre o tema do racismo. Além disso, o Conselho apoia a realização do II Encontro Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) das Relações Raciais e Subjetividades (II Psinep), que será realizado de 4 a 7 de julho, em Recife (PE).

Cenário populacional

O Brasil possui aproximadamente 97 milhões de negros e pardos. Eles representam quase a metade da população brasileira, que corresponde a 191 milhões, de acordo com dados do Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora tenha havido um crescimento populacional expressivo nos últimos anos, o preconceito racial ainda é um entrave que resiste e precisa de enfrentamento: é neste contexto que se insere a Psicologia.  <strong> </strong>

&nbsp;