Psicologia | Relações Étnicos Raciais

CFP apoia Dia da Consciência Negra

A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695
Compartilhe

Domingo, 20 de novembro de 2011, foi comemorado o Dia da Consciência Negra. A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) está inserido no tema. Existe uma organização de psicólogos negros que discutem vários aspectos relacionados à questão do sofrimento psíquico causado pelo racismo.

O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594). “Hoje o racismo se constitui em forma de exclusão social e desigualdade de oportunidades. Quando se fala em população negra, a mídia ainda remete à escravidão. Ao repetir esse termo, que reporta a situações do passado, continuam colocando o negro na condição de subalternidade”, explica a conselheira do CFP Marilda Castelar.

Sobre o tema, o CFP apoia o Encontro Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (es) das Relações Raciais e Subjetividades. O objetivo é promover a organização de um segmento da categoria de psicólogos (as) que, por suas especificidades étnico-raciais, enfrentam barreiras sociais para seu pleno desenvolvimento, fomentando o aprofundamento das discussões. Confira as informações no site! http://psinep.pol.org.br/